domingo, 26 de maio de 2013

XEQUERÊ

Instrumento percussivo de origem africana (gegê-nagô-yorubá), feito com uma cabaça envolta numa rede de malhas grandes, em cujas interseções, e eventualmente em todo fio da malha, são colocadas sementes, que atualmente foram substituídas por material sintético (miçangas).


O xequerê é um variante do maracá, uma espécie de "maracá grande", sem cabo e com uma malha aberta na parte inferior. Seu interior é vazio, sem percutidores, o que o diferencia das maracas, tendo um som forte, produzido através do atrito entre as miçangas e o corpo externo da cabaça oca, ao ser sacodida.

Ao longo de todo o continente africano é chamado de diferentes nomes, como o lilolo, axatse (Gana), e chequere. É predominantemente chamado shekere na Nigéria.



material:

* uma cabaça grande
* linha encerada
* miçangas coloridas






















como fazer:


  1. Corte um pequeno pedaço da menor extremidade da cabaça, retire as sementes, limpando-a bem, por dentro e por fora.
  2. Pegue a linha encerada, dobre-a de maneira que fique em linha dupla, passe em volta do "pescoço" da cabaça sem apertar.
  3. Preencha a linha dupla de miçangas de maneira a formar um "colar" e amarre no "pescoço" da cabaça.
  4. Conte as miçangas e divida-as por um número múltiplo. Essa divisão indicará quantas linhas duplas serão usadas para trançar a cabaça, criando a malha de miçangas. Exemplo: 50/5=10. A cada 5 miçangas, um pedaço de linha dupla deverá ser colocado.
  5. Corte os pedaços de linha dupla de tamanho 3 vezes maior que o necessário para envolver a cabaça. Depois que as linhas forem colocadas, inicie o trançado, colocando o mesmo número de miçangas em cada linha, nessa etapa, amarrando-as, sem apertar muito. Repita esse processo até toda a cabaça estar envolta em miçangas.
Para finalizar, basta dar um nó na extremidade da cabaça com o pedaço de linha que restar.
























































(fotos de acervo pessoal, tiradas durante as aulas de construção de instrumentos, na turma LEM 1ª período da UEMG/2013, sob a supervisão da professora Sonia Assis.)

3 comentários:

  1. Bom dia!
    Qual o tamanho da miçangas que é usada?
    Parabéns adorei as explicações
    Quer o fazer um
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Que lindo!!! Mas as miçangas são de plástico?

    ResponderExcluir
  3. METTE RANM POPIT MÅTTE 150 EN TO TRE MARKED


    ResponderExcluir